Muro de contenção desaba e água invade andares térreos de conjunto habitacional no bairro de Socorro
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011Um muro de contenção desabou na noite neste domingo e águas e destroços invadiram o andar térreo de um conjunto habitacional o bairro do Socorro, na zona sul de São Paulo.
A queda do muro abriu um buraco e um carro chegou a cair dentro. O barulho assustou os moradores dos prédios e muitos abandonaram seus apartamentos. As vagas de estacionamento foram interditadas.
Um dos moradores, Ricardo Oliveira de Jesus, relatou que 18 dias antes o muro inclinou e sofreu rachaduras por conta das chuvas das semanas anteriores.
A construtora responsável pelo prédio disse que iria fazer mais pontos de vazão no muro, mas as chuvas atrapalharam as obras. A defesa civil do município avaliou o prédio e disse que a estrutura não foi abalada.
Este não foi o único incidente que as chuvas causaram na capital. No jardim Nova Santo Amaro, na zona sul, 10 casas estão interditadas por conta de rachaduras e umidade.
Um dos moradores, o garçom, Valúcio de Souza, já retirou sua família do local. Outros moradores também já retiraram os pertences das casas. Moradores relatam que a Prefeitura Municipal prometeu canalizar um córrego, apontado pelos moradores como causa do problema.
Em Sapopemba, também na zona sul, um muro de contenção do Córrego do Oratório foi destruído. Casas estão com risco de cair e 11 delas estão interditadas.
No Jardim Elba, também na zona sul, esgoto saindo por canos entre as casas, bananeiras e muito lixo nas encostas acentuam o risco de deslizamento. Desde dezembro passado, 120 casas estão interditadas na região.
O geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), Eduardo de Macedo, alerta que não são apenas as águas da chuva que causam deslizamentos.
– O lixo acumulado causa maior peso sobre o solo frágil e pessoas podem ser soterradas. Há casos no Brasil de pessoas soterradas por lixo. Além disso, o concreto e técnicas precárias de construção e fundação podem comprometer o morro, pois também aumentam o peso sobre o solo.
As bananeiras plantadas ao longo do morro também são um problema, segundo Macedo, pois a planta tem formato de funil e encharca mais o solo.
-Se as pessoas virem sinais de rachaduras no solo devem chamar defesa civil – orienta.
A previsão do tempo é de chuva forte na tarde desta segunda-feira.
Fonte: O Globo
Mais notícias sobre Socorro:
- Plano Diretor Estratégico é discutido na Capela do Socorro
- 9º Festival A Arte de Contar Histórias é atração em Socorro
- Subprefeitura do Socorro realiza serviço de manutenção em áreas verdes
- Socorro: Prefeitura promove Conferência Municipal de Cultura de São Paulo em agosto
- Canteiros e praças do Socorro recebem manutenção durante essa semana